sábado, 26 de março de 2011

Actividade B1 - Vamos ao Sapal do rio Coura!

Pelas 11 horas fomos a pé até ao Sapal do rio Coura, acompanhados pelos professores Agostinho e Alberta. A maré estava baixinha. A professora Alberta começou por tentar apanhar peixinhos junto à margem. A tarefa parecia fácil, mas os peixinhos vêem as cores e os nossos movimentos, pelo que fugiam constantemente ao camaroeiro, que ainda por cima era de rede verde!... Descemos um a um até ficarmos debaixo da ponte de caminho-de-ferro, bem junto à margem do rio Coura. Ouvimos as explicações da professora Alberta, recolhemos amostras de areia, pedras, algas e plantas e descobrimos um carangueijo! Foi uma agitação, misturada com alguma gritaria... A auxiliar pegou no dito e explicou como se sabia se era macho ou se era fêmea. E se se mexia!...
Entretanto o tempo corria e já era hora de voltarmos para almoçarmos.
Fica um vídeo que retrata a actividade.

terça-feira, 22 de março de 2011

Notícia no Jornal Caminhense

Fomos receber o Prémio de Participação no Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho, ao Porto.
A notícia dá conta disso mesmo.

domingo, 6 de março de 2011

Actividade A.2 – O ar ocupa espaço?

Já realizamos a actividade A.2;
começamos com um tubo de ensaio com um pouco de água e algumas gotas de corante alimentar - perguntamos o que havia no tubo: "água e corante" disseram alguns. Com o dedo a tapar a entrada do tubo, envertemos o mesmo e algo ficou em cima da água corada - o que será? Houve uma menina que disse "ar", com alguma timidez...
De seguida, usando uma proveta "gigante" medimos os volumes de berlindes, fios metálicos, balões vazios e balões cheios de ar. O balão com ar ocupa muito mais espaço que os restantes objectos! Parece que o ar ocupa espaço.
Mais à frente decidimos produzir Oxigénio, pois então. Foi muito agradável ver a reacção espontânea dos meninos e meninas que ao verem a espuma (cheia de oxigénio) a subir pela proveta acima riram, gritaram e bateram palmas assim, sem mais nem menos. Um espanto.
Finalizamos com a produção de bolas de sabão muito grandes - à pergunta o que há dentro das bolas de sabão todos responderam "ar"!...
Uma manhã muito bem passada, à volta da Ciência.
Ficam algumas fotografias.












domingo, 20 de fevereiro de 2011

Finalização da Actividade A.1

Para darmos resposta ao nosso problema, construímos um gráfico de barras muito colorido e dois cartazes com colagens.
É verdade, o ar tem peso!... O balão cheio de ar pesava mais que o balão vazio!
Deixamos algumas fotografias. Estamos prontos para fazermos a actividade A.2!








sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mais fotos da A.1 - "O ar tem peso?"




Actividade A.1 - O ar tem "peso"?

Já realizamos a actividade A.1 designada "O ar tem peso?"
Agostinho Oliveira, prof. de Física e Química da Escola EB2,3/S de Caminha visitou-nos e promoveu a actividade usando uma balança digital com sensibilidade ao miligrama. "Pesaram-se" vários objectos do quotidiano das crianças, nomeadamente, um copo de plástico com água, vários lápis, várias unhas das crianças e dos docentes presentes, linhas de costura de várias cores, cabelos humanos das crianças, um balão e um balão cheio de ar. Com muita atenção pelo caminho, as crianças foram acompanhando a demonstração experimental, dando opiniões e fazendo previsões sobre quanto pesaria determinado objecto. Organizaram-se os dados num quadro negro e bem no fim e antes da merecida pausa para o lanche matinal fizemos novamente a pergunta: O ar tem peso? A resposta foi clara! Um brilho nos olhos de uma menina em particular ficou registado na memória do professor.
Ficam algumas fotografias da actividade. Para a semana teremos outra.