Descrição sumária do projecto


Jardim de Infância de Caminha (EB1/JI de Caminha)

INTRODUÇÃO:

As Ciências na Educação pré-escolar têm um lugar de destaque, estando inseridas
numa área designada por A área do conhecimento do mundo, juntamente com
outros domínios. No programa são sugeridos possíveis temas a explorar, porém
deixa ao critério dos educadores a escolha e a profundidade desses mesmos
conteúdos a abordar nas aulas, tendo em conta o grupo-turma, o contexto
sócio-cultural do meio envolvente e outras variáveis.
Para as crianças do pré-escolar é importante o ensino da Ciência, não no sentido
convencional (aplicação do método científico em profundidade), mas sim no sentido
de estimular a observação, o gosto pelo que a rodeia, a curiosidade e o despertar
dos sentidos para o mundo real.
O ar (e o oxigénio) é algo que a criança da educação pré-escolar dificilmente se
apercebe e entende se não constatar, através de actividades investigativas e
experimentais elementares, do que realmente se trata. Acresce que somente assim
poderá dar-se conta da importância que o ar/oxigénio tem para os seres vivos.
O objectivo desta pequena investigação é dar resposta a algumas questões
simples, tais como:
-Onde está o ar se não o vejo?
-Porque morrem as plantas?
-Porque fico cansado quando corro?
-As plantas também respiram? E os peixinhos do aquário?
-Porque dizem que o oxigénio é fundamental para a sobrevivência da vida na
Terra?
-Como é que sabemos que o ar está poluído?
-Os alimentos, a água e o oxigénio são essenciais para vivermos. Quanto tempo
sobrevivemos sem cada uma destas coisas?